Beleza e Proteção.
A aplicação de verniz na madeira é uma pratica fundamental, por dar durabilidade a madeira, e por ser uma maneira de embelezar o material. Recomenda-se aplicar verniz nela, impedindo assim a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando assim consideravelmente a sua vida útil, evitando-se que ela apodreça. É possível escolher verniz com ou sem brilho, para agradar tanto aqueles que gostam quanto os que não gostam do brilho.
Importância do Verniz
A aplicação do verniz não é apenas uma maneira de embelezar o material, mas também uma forma de manutenção, afinal o verniz traz uma série de proteções necessárias à madeira, por servir como uma base contra a umidade, bem como à incidência de pragas, como cupins, brocas ou mofo, tão comuns em residências. Existem basicamente dois tipos de vernizes: o normal, que produz uma camada protetora, e o penetrante, que entra nas fibras da madeira, providenciando uma maior proteção. Em ambos os casos, a manutenção é necessária, pois o verniz não tem vida eterna: é necessário reaplicar o verniz a cada 5 anos, para garantir a sanidade da madeira, e evitar o seu apodrecimento. Vale lembrar que essa manutenção é fundamental para evitar o aparecimento de pragas na madeira, muito embora as pessoas costumem ignorar esse aviso por causa dos custos de uma repintura.
Aplicação do verniz
Limpeza do material
A superfície que será envernizada deverá estar o mais limpa possível, livre de imperfeições (como pó, pequenos grãos, serragem, partículas), caso contrário, prejudicará todo o processo. A limpeza constante e os cuidados periódicos com a superfície em questão prometem maior durabilidade e resistência do verniz, assim como manter as ferramentas em ordem e limpas é fundamental. Os vernizes formam uma camada resistente na madeira, protegendo-a de brinquedos, calçados com salto alto, efeitos de produtos de limpeza, entre outros.
Proteja sua Madeira!